401 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (3) o julgamento da ação penal contra Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de tentar um golpe de Estado em 2022. A Primeira Turma dará espaço para que as defesas apresentem seus argumentos, mas a votação dos ministros deve ficar para a próxima semana.
Na sessão de hoje, os advogados de quatro acusados terão até uma hora cada para falar. A ordem prevista é: Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Se todos utilizarem o tempo máximo, os votos dos ministros só devem começar a ser lidos na próxima terça-feira (9).
Na sequência do julgamento, os ministros analisarão as chamadas “questões preliminares”, pontos processuais que precisam ser resolvidos antes da definição sobre absolvição ou condenação. O relator, Alexandre de Moraes, será o primeiro a votar, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Depois dessa fase, cada acusado será avaliado individualmente. A decisão será tomada por maioria simples: em caso de absolvição, o processo é arquivado; se houver condenação, os ministros definirão as penas de acordo com a participação de cada um no esquema golpista.
O julgamento começou na terça-feira (2) com duras falas do relator Moraes, que afirmou que “a impunidade, a omissão e a covardia não são caminhos para a pacificação”. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou o pedido de condenação, apresentando os elementos que comprovam a tentativa de golpe. Na parte da tarde, as defesas de Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres fizeram suas sustentações.
O processo é considerado um dos mais importantes da história recente, pois trata diretamente da responsabilização de Bolsonaro e de seus generais cúmplices pelo ataque à democracia brasileira.
Acompanhe o julgamento aqui:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.