5750 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá nesta sexta-feira (5) um almoço no Palácio da Alvorada com os atuais e ex-comandantes das Forças Armadas, acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. O encontro, de caráter institucional, foi sugerido por Múcio e não terá pauta definida oficialmente, servindo como gesto de aproximação.
Entre os presentes estarão o general Tomás Paiva, comandante do Exército; o almirante Marcos Olsen, da Marinha; e o tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, da Aeronáutica. Também participará o ministro-chefe do GSI, general Marcos Amaro. Ex-comandantes que atuaram em governos anteriores de Lula também foram convidados.
Segundo José Múcio, o objetivo é abrir espaço para diálogo e estreitar laços entre o presidente e os militares. O ministro frisou que não se trata de uma reunião para deliberações práticas, mas de um gesto simbólico de respeito institucional.
O momento político dá ainda mais peso à iniciativa. O encontro ocorre às vésperas do 7 de Setembro, quando Lula participará do tradicional desfile da Independência em Brasília, ato que ganhou relevância após anos em que o bolsonarismo sequestrou a data para suas bravatas antidemocráticas.
A reunião também acontece no contexto do julgamento da Trama Golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), que deve ser concluído na próxima semana. O processo tem entre os réus o ex-presidente Jair Bolsonaro, militar da reserva, e ex-auxiliares das Forças Armadas que se aliaram à tentativa de ruptura democrática.
De forma oficial, o governo reafirma que o encontro no Alvorada busca apenas rever antigos comandantes e fortalecer o relacionamento com os atuais líderes militares. Mas, politicamente, o gesto deixa claro: Lula avança no resgate da institucionalidade e isola os aventureiros golpistas que tentaram arrastar o país ao caos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.