2589 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta quinta-feira (4) um chamado direto à mobilização popular contra o risco de o Congresso aprovar uma anistia para Jair Bolsonaro (PL) e seus cúmplices. O alerta ocorre justamente no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o ex-presidente pela tentativa de golpe de Estado entre o fim de 2022 e o início de 2023.
Enquanto o STF avança no julgamento, parlamentares bolsonaristas articulam um projeto de lei para perdoar não só centenas de condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília, mas também o próprio líder da extrema direita. A manobra é vista como a última cartada para tentar salvar Bolsonaro do cárcere.
Lula, em encontro com militantes em Belo Horizonte, foi enfático: “Se for votado no Congresso, nós corremos o risco da anistia. A extrema direita ainda tem muita força. É uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”.
Mais de 600 pessoas já foram condenadas pela Justiça pelos atos golpistas de janeiro de 2023, ocorridos poucos dias após a posse de Lula. A Procuradoria-Geral da República (PGR) classificou a invasão como uma derradeira tentativa do bolsonarismo de impedir a democracia e manter o poder à força.
No Congresso, as negociações pela anistia se intensificaram nesta semana, mas ainda não há definição. Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara e aliado da extrema direita, disse que a pauta segue indefinida. Ainda assim, cresce a pressão bolsonarista para que o perdão seja votado.
Se condenado pelo STF, Bolsonaro pode enfrentar mais de 40 anos de prisão. Por isso, seus aliados insistem em um perdão inconstitucional que afronta a soberania popular e tenta transformar criminosos em “vítimas”. Lula, por sua vez, convoca a sociedade a resistir nas ruas e nas redes contra a anistia golpista.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.