2466 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta sexta-feira (5) a energização do Linhão Manaus-Boa Vista, concluindo a interligação de 100% do território brasileiro ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A obra, aguardada há 14 anos, permitirá que Roraima - único estado fora do sistema nacional - abandone a dependência de termelétricas poluentes e caras, garantindo energia limpa e estável para sua população.
O projeto, batizado de Linhão de Tucuruí, foi licitado em 2011, mas enfrentou anos de atrasos devido a complexos desafios ambientais, principalmente por atravessar terras indígenas Waimiri Atroari. Sob a gestão Lula, o governo federal priorizou o diálogo com comunidades tradicionais e viabilizou a conclusão desta infraestrutura estratégica para a soberania nacional.
A interligação representa mais que avanço técnico: é símbolo da reintegração do país após anos de desinvestimento em infraestrutura social. Roraima, que dependia de geradores a diesel e importação de energia da Venezuela, agora terá acesso à matriz energética nacional, majoritariamente renovável. A previsão é que os testes do sistema comecem ainda este mês.
A conquista reforça o compromisso do governo Lula com a universalização de direitos básicos e a redução das desigualdades regionais. Enquanto governos anteriores mantinham o Norte do país como "ilha energética", a atual gestão demonstra que é possível conciliar desenvolvimento, soberania e respeito aos povos tradicionais.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.