1816 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O dólar registrou a terceira queda consecutiva frente ao real nesta sexta-feira (5), fechando a R$ 5,4139 - uma desvalorização de 0,61% no dia e de 1,11% nos últimos três pregões. O movimento foi impulsionado pelos fracos dados do mercado de trabalho norte-americano, que reforçaram as expectativas de corte de juros pelo Federal Reserve ainda em setembro. Com a Selic brasileira em 15% e a possibilidade de redução das taxas americanas (atuais em 4,25%-4,50%), o Brasil se torna ainda mais atrativo para investimentos internacionais.
O relatório payroll mostrou que a economia dos EUA gerou apenas 22 mil empregos em agosto, bem abaixo dos 75 mil esperados pelos economistas. A taxa de desemprego ficou em 4,3%, confirmando a desaceleração econômica. Imediatamente, as apostas em cortes de juros pelo Fed se intensificaram, com parte do mercado especulando até mesmo uma redução de 0,5 ponto percentual. No acumulado do ano, o dólar já perdeu 12,38% frente ao real.
O movimento ocorreu em sintonia com a desvalorização generalizada do dólar no exterior. Em certo momento da sessão, a moeda norte-americana chegou a cair abaixo de R$ 5,40, rompendo uma importante resistência técnica. Operadores avaliam que, caso o Fed anuncie um corte de 50 pontos-base, o dólar poderá se estabilizar abaixo desse patamar psicológico.
A combinação entre juros brasileiros elevados e a perspectiva de afrouxamento monetário nos EUA cria um cenário favorável para o real, atraindo fluxos de capital estrangeiro. Enquanto a economia norte-americana mostra sinais de desaceleração, o Brasil mantém relativa estabilidade, tornando-se um destino interessante para investidores em busca de retornos mais atrativos.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.