Governo Lula declara guerra total contra anistia a golpistas

Portal Plantão Brasil
6/9/2025 11:11

Governo Lula declara guerra total contra anistia a golpistas

0 0 0 0

4571 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O governo federal lançou uma ofensiva sem precedentes para impedir qualquer tentativa de anistia a Jair Bolsonaro e seus aliados golpistas. O presidente Lula endureceu o discurso, classificando os defensores da medida como "traidores da pátria" e prometendo veto presidencial caso o projeto avance no Congresso. A ministra Gleisi Hoffmann articula nos bastidores para isolar os apoiadores da anistia, enquanto o Planalto prepara um pronunciamento em rede nacional para alertar a população sobre os riscos do perdão a criminosos que atentaram contra a democracia.

Lula foi categórico ao afirmar que "quem atenta contra o Estado Democrático de Direito tem que ser punido", referindo-se diretamente a Bolsonaro. A estratégia governista busca capitalizar o momento histórico do julgamento no STF, que pode condenar o ex-presidente a até 43 anos de prisão. Enquanto a base governista se mobiliza, o ministro da Defesa José Múcio destoou ao defender "reconstrução da fraternidade", demonstrando fissuras no cabinet ministerial.

A proposta de anistia, articulada pelo governador Tarcísio de Freitas e pela bancada bolsonarista, enfrenta obstáculos intransponíveis: além da forte oposição do governo, o presidente do Senado Davi Alcolumbre já sinalizou que não pautará a matéria, e o STF considera a medida claramente inconstitucional. Juristas lembram que a Corte já derrubou em 2023 um decreto de perdão similar assinado pelo próprio Bolsonaro.

A batalha pela anistia revela a profunda divisão no país entre democratas e golpistas. Enquanto o governo defende a responsabilização dos que tentaram destruir as instituições, a oposição busca whitewash seus crimes através do Legislativo. A posição firme de Lula e Gleisi mostra que não haverá conciliação com quem atacou a democracia brasileira.

Com informações do jornal O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians