4182 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu neste domingo (7) aos ataques feitos pelo governador bolsonarista Tarcísio de Freitas durante manifestação na avenida Paulista. Enquanto o aliado de Jair Bolsonaro tenta criminalizar o STF com a narrativa de “ditadura da toga”, Gilmar deixou claro que a Corte atua na defesa da democracia e da Constituição, papel que tem sido vital para evitar retrocessos no país.
O ministro destacou que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas sim do seu fortalecimento. Ele ressaltou que não há “ministros tiranos” nem qualquer ditadura no Judiciário, mas sim magistrados cumprindo sua função constitucional como guardiões do Estado de Direito.
Gilmar também lembrou episódios recentes que escancararam o verdadeiro risco autoritário no Brasil: milhares de mortes na pandemia em razão da negligência criminosa de Bolsonaro com as vacinas, ameaças constantes contra o sistema eleitoral, acampamentos golpistas em frente a quartéis, a tentativa de golpe de Estado com violência e depredação de patrimônio público em 8 de janeiro, além de planos de assassinato contra autoridades da República.
Para o ministro, é exatamente contra esse tipo de ameaça que o STF tem atuado com firmeza. “O que o Brasil não aguenta mais são sucessivas tentativas de golpe que colocam em risco a democracia e a liberdade do povo”, afirmou, em crítica indireta à extrema-direita que insiste em atacar as instituições.
Gilmar Mendes foi categórico: crimes contra o Estado Democrático de Direito não podem ser perdoados. Segundo ele, cabe às instituições punir com rigor os responsáveis por tais atentados, garantindo que jamais se repitam. O recado atinge em cheio não só Tarcísio, mas todo o bolsonarismo que ainda sonha em salvar o projeto golpista de seu líder prestes a ser preso.
Veja as publicações no X:
No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. Não há no Brasil “ditadura da toga”, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do…
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) September 7, 2025
URGENTE: agora na Avenida Paulista o Tarcísio de Freitas acabou de atacar o Alexandre de Moraes e convocar os apoiadores a NÃO ACEITAREM MAIS AS DECISÕES JUDICIAIS. Ele precisa ser preso junto com o Bolsonaro!pic.twitter.com/ar23ALLSXh
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) September 7, 2025