2573 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, respondeu com contundência aos ataques de apoiadores de Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas, defendendo a transparência dos julgamentos da Corte. "Tendo vivido e combatido a ditadura, nela é que não havia devido processo legal público e transparente. Era um mundo de sombras. Hoje, tudo tem sido feito à luz do dia", afirmou Barroso, em claro recado aos que chamam o STF de "ditadura de toga".
O ministro destacou que o processo penal se baseia em provas, "não em disputa política ou ideológica", e que aguardará o fim do julgamento para se pronunciar oficialmente em nome do Tribunal. A resposta veio após manifestações bolsonaristas no 7 de setembro, onde Tarcísio atacou Alexandre de Moraes e pressionou por anistia a golpistas - atitude que ministros do STF classificaram como "vassalagem a Bolsonaro e aos EUA".
Barroso lembrou que, diferentemente da ditadura militar - onde não havia transparência ou direito à defesa -, o atual julgamento é acompanhado pela imprensa e sociedade. "Na vida, não adianta querer quebrar o espelho por não gostar da imagem", filosofou, referindo-se às robustas provas contra Bolsonaro e seu núcleo golpista.
A partir desta terça-feira (9), a Primeira Turma inicia a votação que pode condenar o ex-presidente e sete aliados a mais de 30 anos de prisão. Enquanto a direita bolsonarista recorre a ataques desesperados, o STF segue seu trabalho técnico e transparente - exatamente como deve ser numa democracia.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.