1876 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em cúpula extraordinária virtual realizada em 8 de setembro de 2025, os líderes do BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e Irã — chegaram a um consenso sobre a necessidade de enfrentar medidas unilaterais no comércio internacional. A iniciativa partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que convocou o encontro para debater os impactos da política comercial dos Estados Unidos sob Donald Trump.
Durante a reunião, Lula criticou as sanções secundárias, afirmando que elas limitam a liberdade dos países de fortalecer seus laços comerciais e ameaçam instituições com estratégias de “dividir para governar”. Os líderes reafirmaram o compromisso com uma ordem internacional mais justa e com a reforma das instituições multilaterais.
Xi Jinping defendeu a resistência ao protecionismo e o aprofundamento da cooperação em áreas como economia, finanças e tecnologia. Cyril Ramaphosa apoiou a reforma da OMC, enquanto o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, propôs a criação de um mecanismo comum para enfrentar sanções unilaterais ilegais.
O Kremlin informou que foram discutidas questões de cooperação comercial, econômica e financeira, considerando a atual conjuntura global. A cúpula reforçou o papel do BRICS como força de equilíbrio diante das tensões internacionais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.