4975 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado Rui Falcão (PT-SP) protocolou no Supremo Tribunal Federal pedido de medidas cautelares contra o governador Tarcísio de Freitas por incitação antidemocrática durante os atos de 7 de Setembro na Avenida Paulista. Em representação encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, Falcão argumenta que Tarcísio cometeu "ato de intimidação contra o relator da ação penal da trama golpista" ao atacar publicamente o STF e defender anistia para envolvidos no tentativa de golpe de 2022.
O documento destaca que o governador paulista - ex-ministro de Bolsonaro - utilizou palanque público para "incitar desobediência às decisões judiciais" e promover "ato frontal contra a independência do Judiciário". As declarações de Tarcísio ocorreram em meio a um evento onde extremistas exibiram bandeiras dos EUA em apoio às tarifas de Trump contra o Brasil, confirmando o alinhamento antinacional da direita bolsonarista.
Falcão pede a aplicação de medidas cautelares no âmbito do inquérito das fake news e a apuração de crime de responsabilidade. O caso se soma a outras ações contra Tarcísio no STF, incluindo representação do ministro Paulo Teixeira pela "anti-reforma agrária" que beneficia grileiros em São Paulo.
A investida judicial ocorre no momento em que Tarcísio tenta capitalizar o bolsonarismo para sua pretensão presidencial em 2026. Sua estratégia de atacar instituições democráticas, no entanto, começa a gerar respostas rigorosas do sistema de Justiça. O governador aprenderá na prática que democracia se defende com leis, não com bravatas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.