6309 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta terça-feira (9) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sete comparsas acusados de liderar a trama golpista contra a democracia brasileira. A Primeira Turma, composta por Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Flávio Dino, é responsável por decidir o destino dos criminosos que tentaram rasgar o resultado das urnas em 2022.
A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) detalha o plano “Punhal Verde e Amarelo”, uma conspiração que previa sequestros e até assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes. Além disso, a famigerada “minuta do golpe” foi apresentada como prova de que o grupo planejava instaurar estado de defesa e estado de sítio, numa clara tentativa de impedir a posse do presidente legitimamente eleito.
Os réus respondem ainda pela participação direta nos ataques terroristas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília. Entre eles estão Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Mauro Cid — um time de militares e políticos bolsonaristas que tentou transformar o Brasil em refém da extrema-direita.
A sessão desta terça começou com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que analisou as manobras protelatórias das defesas, como a tentativa de anular a delação de Mauro Cid. Em seguida, cada ministro deve apresentar sua posição. São necessários três votos para a condenação, que pode resultar em penas superiores a 30 anos de prisão, segundo o Ministério Público Federal.
Mesmo que a decisão pela condenação se confirme, a prisão imediata dos réus não ocorrerá. As defesas ainda poderão recorrer com embargos ou tentar levar o caso ao plenário do STF, caso dois ministros da turma optem pela absolvição. Sessões estão reservadas até sexta-feira (12), mas o resultado pode sair antes. Trata-se de um julgamento histórico, que marca a resposta firme do Estado brasileiro às ameaças golpistas alimentadas pelo bolsonarismo.
Acompanhe AO VIVO aqui:
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.