O ministro Alexandre de Moraes desmontou nesta terça-feira (9) a farsa bolsonarista ao usar as próprias palavras de Jair Bolsonaro como prova da tentativa de golpe de Estado. No voto de mais de cinco horas, Moraes não apenas rejeitou manobras da defesa, como também mostrou que o ex-presidente confessou em praça pública crimes contra a democracia.
Logo de início, o relator da ação na Primeira Turma do STF recusou pedidos para anular a delação de Mauro Cid, peça-chave do processo. Em seguida, traçou a cronologia dos “atos preparatórios” do golpe, iniciados em 2021. Para Moraes, o discurso de Bolsonaro no 7 de setembro daquele ano, quando ameaçou descumprir ordens judiciais e insuflou a população contra o Supremo, foi o marco da escalada golpista.
Julgamento do golpe
Moraes usa palavras do próprio Bolsonaro para condená-lo e manda recado a Tarcísio
“Isso não é conversa de bar. É um presidente da República, em pleno Dia da Independência, ameaçando o Supremo Tribunal Federal”, afirmou Moraes, ao relembrar as falas em que Bolsonaro dizia que não obedeceria mais às decisões judiciais e atacava diretamente ministros da Corte. O relator destacou que esse episódio expôs, sem disfarces, a intenção do réu de abolir o Estado Democrático de Direito.
Moraes ainda lembrou trechos em que Bolsonaro disse que “um ministro do Supremo ousa continuar fazendo aquilo que não admitimos” e que esse magistrado teria “tempo para se redimir”. Para o relator, tratou-se de clara incitação contra Alexandre de Moraes e seus colegas, em tom ameaçador e perigoso, comparável ao de regimes ditatoriais.
Moraes cita discurso golpista de Bolsonaro em 7 de setembro de 2021 em voto para condenar ex-presidente pic.twitter.com/w4ebEwFKwb
O ministro também mandou um recado ao governador bolsonarista Tarcísio de Freitas, que no último 7 de setembro repetiu praticamente o mesmo discurso golpista de Bolsonaro, chamando Moraes de “tirano”. O relator lembrou que a incitação contra o Supremo não apenas persiste, como ganhou articulações internacionais com apoio da extrema direita nos Estados Unidos.
Moraes cita discurso golpista de Bolsonaro em 7 de setembro de 2021 em voto para condenar ex-presidente pic.twitter.com/w4ebEwFKwb
O julgamento do núcleo central da organização criminosa envolve, além de Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Mauro Cid. Eles respondem por crimes que incluem golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa e deterioração de patrimônio público. Caso sejam condenados, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.