349 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Lula foi categórico ao afirmar que Jair Bolsonaro "não é inocente" e sabia exatamente o que fazia ao cometer "burrices" que culminaram na tentativa de golpe de Estado. Em evento em Manaus nesta terça-feira (9), Lula destacou a gravidade dos crimes: "Tentou dar golpe, tentou matar Lula, Alckmin e Moraes". A referência é ao plano "Punhal Verde e Amarelo", detalhado no STF, que previa o assassinato das autoridades.
Lula fez ainda uma comparação histórica contundente: "Quando Silvério dos Reis traiu Tiradentes, não foi para a França, ficou aqui. Eles tiveram a pachorra de mandar gente para os EUA dizer que o pai é inocente". A crítica direta é a Eduardo Bolsonaro, que desde Miami articula com o governo Trump para aplicar sanções contra o Brasil em retaliação ao julgamento do pai.
O presidente deixou claro que Bolsonaro agiu com consciência: "Sabe que cometeu burrices" - eufemismo para crimes graves como organização criminosa e tentativa de golpe. A fala ocorre no momento em que o STF vota a condenação do ex-presidente, com dois votos já favoráveis à culpabilidade (Moraes e Dino).
Lula também vinculou a defesa ferrenha de Trump a Bolsonaro com o interesse norte-americano na Amazônia: "Países amazônicos não precisam de intervenções estrangeiras". A mensagem é clara: o Brasil não aceitará nem golpes internos, nem ingerência externa.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.