Advogado de Bolsonaro volta a atacar delação de Mauro Cid e o chama de mentiroso

Portal Plantão Brasil
10/9/2025 10:38

Advogado de Bolsonaro volta a atacar delação de Mauro Cid e o chama de mentiroso

0 0 0 0

2016 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Na manhã desta quarta-feira (10), o advogado Paulo Cunha Bueno, defensor do ex-presidente golpista Jair Bolsonaro (PL), voltou a atacar a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, peça-chave no processo que pode levar à condenação definitiva de Bolsonaro. O advogado chamou Cid de “mentiroso” e disse que sua colaboração “não deveria existir”, numa tentativa de desqualificar provas que comprometem o chefe e seus cúmplices.

A fala ocorreu antes da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que o ministro Luiz Fux poderá definir a maioria pela condenação do ex-presidente. A defesa insiste em anular a delação para evitar o que chama de “precedente perigoso”, em clara manobra para tentar salvar Bolsonaro e parte de sua quadrilha.

Na véspera, o relator Alexandre de Moraes já havia reforçado a legalidade da colaboração de Mauro Cid. Moraes destacou que possíveis omissões do ex-ajudante de ordens não invalidam as provas, mas apenas poderiam reduzir seus benefícios como delator. O ministro também criticou duramente as defesas, afirmando que alegar contradições onde não existem “beira a litigância de má-fé”.

O voto de Moraes, lido por mais de cinco horas, já condenou Bolsonaro e outros sete réus por formarem o núcleo central da tentativa de golpe, detalhando em 13 pontos os crimes praticados, com direito a uma apresentação de 70 slides. Flávio Dino também acompanhou o relator, e até agora o placar está 2 a 0 pela condenação.

Além de Bolsonaro, figuram no processo personagens centrais do bolsonarismo golpista: Anderson Torres, Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier, Alexandre Ramagem e Mauro Cid. Eles respondem por crimes como golpe de Estado, organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e depredação de patrimônio tombado.

O julgamento prossegue até sexta-feira (12), quando deverá ser concluído. Se a maioria se confirmar, o Brasil assistirá à condenação histórica de Bolsonaro e de generais e ex-ministros que tentaram destruir a democracia para manter o projeto criminoso da extrema-direita.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians