1778 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está em desespero com a possibilidade de deixar a mansão onde cumpre prisão domiciliar e ser enviado para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O presídio é marcado pela superlotação, pela violência e pelo simbolismo de reunir criminosos condenados em celas comuns — cenário que o golpista enxerga como “humilhação”.
De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, há vaga já preparada para Bolsonaro no presídio, mas a palavra final caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado. Os advogados do ex-presidente tentam, sem sucesso, garantir privilégios como prisão domiciliar ou cela especial da Polícia Federal. Outra hipótese — quase descartada — seria enviá-lo para um quartel, mas a cúpula das Forças Armadas resiste.
A Papuda, maior presídio da capital, tem capacidade para 5,3 mil detentos, mas abriga cerca de 12 mil. Suas quatro unidades incluem desde o Centro de Detenção Provisória até as Penitenciárias I e II, de regime fechado. Já passaram por lá políticos como Paulo Maluf, Geddel Vieira Lima e Luiz Estevão. O local também foi palco de rebeliões sangrentas, como as de 2000 e 2001.
Um relatório do Ministério dos Direitos Humanos de 2024 revelou o caos: superlotação extrema, maus-tratos, uso de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e técnicas brutais como o mata-leão. Em celas projetadas para dois presos, chegam a amontoar até dez. A proporção de agentes penitenciários também é alarmante: 166 policiais para 12 mil detentos, quando o ideal seria um para cada cinco.

A Fazenda Papuda no início do século 20
Além do impacto físico, Bolsonaro teme o peso simbólico de ingressar em um espaço associado a criminosos comuns e rebeliões. Para quem sempre tentou posar de “acima da lei”, o destino em uma cela superlotada da Papuda seria o retrato fiel da queda de um político que tentou destruir a democracia brasileira.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.