2866 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado federal Reimont (PT-RJ) protocolou nesta terça-feira (9) uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os bolsonaristas Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO). O petista pede que as redes sociais dos dois sejam bloqueadas por promoverem incentivo ao golpe de Estado.
Segundo Reimont, os deputados de extrema-direita têm usado suas plataformas digitais para comparar a crise no Nepal — onde um golpe sangrento mergulhou o país em caos — com o julgamento da trama golpista no Brasil. Para ele, a intenção é clara: insuflar parte da população a repetir no Brasil os atos violentos dos nepalenses, justamente no momento em que Jair Bolsonaro caminha para a condenação no Supremo Tribunal Federal.
A representação afirma que as postagens de Nikolas e Gayer “ultrapassam o limite da liberdade de expressão” e configuram tentativa de estimular uma nova ruptura democrática, incentivando desobediência civil com potencial de gerar violência política e instabilidade institucional.
O documento também destaca que, no Nepal, as manifestações golpistas têm provocado mortes, torturas públicas e violência extrema, servindo de alerta para os riscos que ameaças desse tipo representam à paz social e à segurança da população. “Replicar esse cenário no Brasil, ainda mais incentivado por parlamentares eleitos, é uma ameaça concreta à democracia e aos direitos humanos”, diz o texto.
Veja as publicações criminosas no X que geraram a reação do deputado federal Reimont (PT-RJ):
O Gustavo Gayer publicou:
MEU DEUS!!
— Gustavo Gayer (@GayerGus) September 9, 2025
È impressionante as semelhanças com o Brasil!
Será que vai acontecer a mesma coisa aqui? pic.twitter.com/9OprGqKeFe
Menos um regime comunista no mundo. Amém. pic.twitter.com/DOLeoSNSqE
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) September 9, 2025
COMUNICADO: acabei de pedir a investigação e BLOQUEIO DAS REDES SOCIAIS do Nikolas Ferreira e do Gustavo Gayer por tentarem fazer um paralelo entre o Brasil e o Nepal, onde ocorre um golpe de Estado. Aqui não é o Nepal! Quem incentiva golpe, vai pra cadeia! pic.twitter.com/ogdZfvVFj3
— Reimont (@Reimont) September 9, 2025