839 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, condenado por planejar um atentado à bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, foi preso na noite desta terça-feira (9) no bairro Guará, no Distrito Federal. A detenção ocorreu por volta das 20h30, e ele foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil.
Sousa estava foragido desde junho, quando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), expediu novo mandado de prisão contra ele. Em julho, diante das buscas frustradas, Moraes determinou sua notificação por edital, registrando que o condenado estava em local incerto e não sabido.
O caso voltou a ganhar repercussão porque Moraes citou o episódio no julgamento da trama golpista que envolve Jair Bolsonaro e outros réus. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Sousa de associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e atentado contra a segurança de transporte.
O crime ocorreu em dezembro de 2022, quando o bolsonarista colocou um artefato explosivo em um caminhão-tanque próximo ao aeroporto de Brasília. A bomba não chegou a explodir devido a falhas técnicas, evitando uma tragédia de grandes proporções.
Inicialmente preso preventivamente, Sousa chegou a passar ao regime aberto em fevereiro. Porém, com a conexão do caso aos atos de 8 de janeiro, o STF determinou novamente sua prisão. O próprio condenado confessou ter gasto cerca de R$ 170 mil na compra de armas para preparar ações violentas em Brasília, o que reforça sua ligação direta com a rede golpista armada.
A condenação em primeira instância fixou pena de nove anos de prisão, mas o processo continua em andamento no STF, agora vinculado ao núcleo central da organização criminosa que tentou destruir a democracia brasileira.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.