11301 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES), afastado do mandato para cuidar da saúde mental, reapareceu nesta quarta-feira (10) com mais uma declaração explosiva. Em vídeo publicado nas redes, que rapidamente apagou, ele afirmou ter participado de uma “reunião secreta” com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Do Val, o encontro teria servido para orientar Fux sobre como votar de modo favorável a Jair Bolsonaro no julgamento da tentativa de golpe de Estado. O senador disse ter alertado o ministro de que, caso seguisse a linha do relator Alexandre de Moraes, poderia acabar incluído na lista de sanções dos Estados Unidos, impostas com base na Lei Magnitsky.
Ainda de acordo com o senador, Fux teria seguido a “dica”, divergindo do relator e sustentando a anulação do processo sob o argumento de que os réus não tinham prerrogativa de foro. O parlamentar bolsonarista chegou a comemorar o resultado: “Foi excelente. O Fux é humano, justo e não aguentava mais ficar calado. Eu disse: inicie discordando do que o STF está fazendo, senão seu nome vai entrar na lista. Primeiro perde o visto”.
O episódio repercutiu de imediato no exterior. Jason Miller, conselheiro de Donald Trump e defensor das sanções contra Alexandre de Moraes, exaltou o voto de Fux nas redes sociais, afirmando que o ministro estaria “destruindo a guerra política” conduzida pelo STF contra Bolsonaro.
No voto, Fux alegou que o Supremo seria “absolutamente incompetente” para julgar Bolsonaro e seus aliados, por não terem foro privilegiado, e rejeitou a acusação de organização criminosa armada apresentada pela Procuradoria-Geral da República. Também criticou a quantidade de provas, que, segundo ele, teria dificultado a defesa dos réus.
As declarações de Marcos do Val reforçam o tom de conluio entre bolsonaristas e setores da extrema-direita internacional para blindar Bolsonaro, revelando mais uma vez o uso de mentiras e pressões externas contra a democracia brasileira.
Assista ao vídeo:
FUX APOIA GOLPISTAS
— Naotente paródia (@mcmoon_buk) September 10, 2025
Taii o maldito vídeo do doido falando do traídor
A revelação de Marcos do Val sobre o voto de Fux no STF
Senador bolsonarista diz que teve uma 'reunião secreta' com o ministro do Supremo para orientar como ele deveria votar de modo a escapar de sanções. pic.twitter.com/GobKwrwhkz