2042 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Organização das Nações Unidas (ONU) avalia denunciar formalmente os Estados Unidos por ingerência no Judiciário brasileiro. A relatora especial para a Independência dos Juízes, Advogados e Procuradores, Margaret Satterthwaite, estuda encaminhar uma notificação contra os ataques do governo Donald Trump a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a membros do governo Lula.
Segundo a coluna de Jamil Chade, do UOL, Satterthwaite, professora da Universidade de Nova York, decidiu priorizar o tema após o endurecimento da Casa Branca. Embora a medida não tenha efeito imediato, trata-se de um gesto político de peso, que pode gerar forte pressão internacional contra Trump e expor a violação da soberania brasileira.
Washington tem condicionado o fim das sanções e tarifas aplicadas ao Brasil à suspensão do julgamento de Jair Bolsonaro no STF. A denúncia da ONU surgiu a partir de uma comunicação oficial do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), presidido por Charelene Borges. O órgão enviou em 1º de agosto uma carta de 14 páginas denunciando a ingerência e pedindo que a ONU notifique formalmente Trump para encerrar “imediatamente” as pressões sobre o Judiciário.
A ONU prevê que, caso a denúncia seja enviada, o governo norte-americano terá 60 dias para apresentar resposta. A notificação deve coincidir com a abertura da Assembleia Geral, em setembro, quando Lula e Trump estarão presentes em Nova York.
Essa não seria a primeira vez que Trump é questionado pela ONU. Em apenas oito meses, já foram mais de 25 cartas de relatores contra medidas de seu governo, incluindo o fim de programas de diversidade e restrições a referências raciais em memoriais. Em outro episódio, a relatora Francesca Albanese foi sancionada por denunciar violações em Gaza, fato condenado por outros especialistas das Nações Unidas.
Em resposta, relatores lembraram que essas ações fragilizam princípios fundamentais dos direitos humanos e destacaram que mandatos como o de Albanese são essenciais para manter padrões internacionais e assegurar responsabilização em casos de graves violações.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.