4467 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados por todos os crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República no processo da trama golpista. O placar chegou a 3 a 1 após a ministra Cármen Lúcia se somar a Alexandre de Moraes e Flávio Dino, consolidando a condenação do ex-presidente e de militares de alta patente.
Com a decisão, já há maioria pela condenação de Bolsonaro e seus comparsas por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Apenas Alexandre Ramagem foi poupado de dois desses crimes, mas segue enquadrado nos demais.
Entre os oito réus estão Bolsonaro, o general Walter Braga Netto, o delator Mauro Cid, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o deputado federal Alexandre Ramagem, o general Augusto Heleno, o general Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Todos faziam parte do núcleo central da tentativa de golpe contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O único voto divergente até agora foi o do ministro Luiz Fux, que em mais de 13 horas de exposição tentou absolver Bolsonaro de todos os crimes, alegando falta de provas. Ainda assim, ele condenou Mauro Cid e Braga Netto pela tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, criando uma narrativa considerada incoerente até dentro da Corte.
Falta apenas o voto do ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, que deve se manifestar até esta sexta-feira (12). A expectativa é de que o julgamento seja concluído com placar de 4 a 1, fortalecendo a responsabilização judicial de Bolsonaro e seus cúmplices.
As provas reunidas — lives, documentos, atas de reuniões, planos de ação e atos violentos — confirmaram, segundo os ministros, que houve um projeto organizado para impedir a posse de Lula e instaurar uma ruptura institucional. O STF, mais uma vez, reafirma sua posição de guardião da democracia contra o golpismo bolsonarista.
Com informações do G1, onde se pode assistir ao vídeo do Plantão da Globo, dando a notícia
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.