1547 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Brasil bateu um marco histórico na safra 2024/25: foram 350,2 milhões de toneladas de grãos colhidas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgados nesta quinta-feira (11). O resultado superou todos os recordes anteriores e consolida o país como potência agrícola global.
O crescimento foi de 16,3% em relação à safra passada, o que representa 49,1 milhões de toneladas a mais. A soja e o milho puxaram o avanço, somando junto com o arroz e o algodão cerca de 47 milhões de toneladas adicionais. O recorde anterior havia sido na temporada 2022/23, com 324 milhões de toneladas.
A Conab destacou que o desempenho se deve à expansão de 1,9 milhão de hectares de área cultivada e a condições climáticas favoráveis, principalmente no Centro-Oeste, com protagonismo de Mato Grosso. Goiás liderou a colheita de soja, enquanto o Rio Grande do Sul registrou perdas pela irregularidade das chuvas.
A soja, principal produto da agricultura brasileira, alcançou 171,5 milhões de toneladas, resultado de maior área semeada e aumento de produtividade. O milho também impressionou: as três safras do grão somaram 139,7 milhões de toneladas, 20,9% acima do ciclo anterior, o maior volume da história.
Outros produtos seguiram a tendência positiva. O algodão deve alcançar 4,1 milhões de toneladas de pluma, alta de 9,7% sobre 2023/24. Já o arroz fechou a temporada com 12,8 milhões de toneladas, crescimento expressivo de 20,6%, impulsionado especialmente pelo Rio Grande do Sul.
Com a produção de feijão estimada em 3,1 milhões de toneladas, o abastecimento interno está garantido. Já o trigo teve retração de quase 20% na área plantada, mas segue relevante entre as culturas de inverno. O desempenho da agricultura brasileira mostra vigor e reafirma o país como referência mundial na produção de alimentos.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.