2352 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O 11 de setembro de 2025 ficará marcado como um dos dias mais simbólicos da história do Brasil. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar Jair Bolsonaro e outros sete réus por todos os crimes da chamada trama golpista.
Coube à ministra Cármen Lúcia abrir o voto que ampliou o placar para 3 a 1 e selou a queda do ex-presidente. “O que há de inédito, talvez, nessa ação penal, é que nela pulsa o Brasil que dói”, afirmou. Ao final da sessão, o país se perguntou: onde você estava neste 11 de setembro?
Cármen destacou a gravidade dos ataques de 8 de janeiro de 2023, rechaçando a narrativa bolsonarista de que teria sido um “passeio de domingo”. Para a ministra, houve método, organização e liderança clara do ex-presidente na tentativa de golpe.
Ela foi categórica ao afirmar que Bolsonaro liderou uma organização criminosa, operando com desinformação, conspirações e cooptação de militares para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. “Tenho por comprovado que Jair Messias Bolsonaro praticou os crimes imputados a ele na condição de líder da organização criminosa”, declarou.
Em seu voto, Cármen evocou Victor Hugo para lembrar que o mal jamais se justifica sob o pretexto de um bem. “Principalmente em casos de golpe de Estado bem-sucedido, porque então ele se torna exemplo e vai se repetir”, alertou.
Durante quase duas horas de fala firme, a ministra ressaltou que esta ação penal não é apenas sobre o passado, mas sobre a defesa do presente e do futuro da democracia brasileira.
Veja a notícia no Plantão do JN:
??PUTA QUE O PARIU: CARALHO!!!! Plantão da Globo revela que Bolsonaro acaba de ser condenado à prisão pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal. ESPALHEM!!!! pic.twitter.com/MXvclUgu6E
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES (@pesquisas_elige) September 11, 2025