8935 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Deputados democratas dos Estados Unidos divulgaram uma carta contundente logo após a condenação de Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, eles acusam o presidente Donald Trump de tentar sabotar a democracia brasileira ao proteger o ex-capitão, chamado de “líder da tentativa de golpe”.
Os parlamentares exigem que Trump encerre “imediatamente seus esforços para minar a democracia brasileira”, suspendendo as tarifas de 50% aplicadas ao Brasil — classificadas como ilegais e usadas, segundo eles, para manipular o processo judicial que levou à condenação de Bolsonaro.
Para os congressistas, a decisão do STF foi clara ao considerar Bolsonaro culpado de conspirar para derrubar os resultados das eleições de 2022. Eles reforçaram que os EUA “devem apoiar o povo brasileiro neste momento em que começa a superar essa ameaça à sua democracia”, em vez de proteger quem tentou destruí-la.
A carta também denuncia que a guerra comercial deflagrada por Trump em defesa de Bolsonaro prejudicou não apenas o Brasil, mas também os próprios americanos. “As famílias americanas foram afetadas pelo que são, na prática, impostos”, afirmaram, destacando que os EUA ainda sofrem perdas econômicas e de segurança nacional enquanto o Brasil fortalece sua relação comercial com a China.
Assinam o documento Gregory W. Meeks, membro do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, Joaquin Castro, do Subcomitê do Hemisfério Ocidental, e Sydney Kamlager-Dove, co-presidente do Brazil Caucus. Eles adiantaram que outros parlamentares devem se somar à iniciativa nos próximos dias.
Com a carta, cresce a pressão interna nos Estados Unidos para que Trump recue de sua ofensiva contra o Brasil e pare de agir como fiador internacional de Bolsonaro, isolado e condenado por crimes contra a democracia.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.