3235 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) uma operação contra um esquema criminoso que sangrou o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) entre 2019 e 2024, causando um rombo estimado em R$ 6,3 bilhões. Foram presos o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, apontados como articuladores centrais da fraude.
Segundo a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), o grupo criava associações e entidades de fachada para fraudar descontos em aposentadorias e pensões. O esquema envolvia o pagamento de propina a servidores, uso de assinaturas falsificadas e entidades registradas em nome de idosos e pessoas de baixa renda para dar aparência de legalidade.
As investigações indicam que dirigentes e servidores do INSS recebiam vantagens indevidas para inserir os descontos nos contracheques de aposentados e pensionistas. Apenas entre 2023 e 2024, Antunes teria movimentado R$ 9,3 milhões em repasses para pessoas ligadas a servidores do órgão.
Camisotti, preso em São Paulo, é suspeito de ser sócio oculto de uma dessas entidades e de lucrar diretamente com os desvios. Durante a operação, a PF apreendeu bens de luxo, incluindo uma Ferrari, além de documentos e computadores.
A apuração começou em 2023 dentro da CGU e foi encaminhada à PF após a constatação de crimes. O caso já havia levado à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em abril deste ano. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.
Além dos alvos principais, agentes também cumpriram diligências no escritório do advogado Nelson Willians, em São Paulo. Até o momento, as defesas dos investigados não se pronunciaram.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.