3334 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, criticou duramente a declaração do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que insinuou a possibilidade de o ministro Luiz Fux disputar uma vaga no Senado após a aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o parlamentar, a fala extrapola o limite entre magistratura e política partidária. “Teve um tom muito político. Passou pela minha cabeça isso. Agora, se o presidente do PL fala isso, acho que é muito grave”, disse Lindbergh nesta quinta-feira (11).
Valdemar fez o comentário em entrevista à CNN Brasil, ao especular sobre o futuro de Fux fora da Corte. “[Fux] vai se aposentar daqui a dois anos e ele pode ser senador, mas não sei se ele tem interesse nisso”, afirmou o dirigente do PL, partido que hoje concentra a oposição no Congresso e tem Jair Bolsonaro como sua figura central.
Para Lindbergh, a declaração expõe o flerte entre setores do bolsonarismo e magistrados, em plena crise de credibilidade após o voto de Fux que absolveu Bolsonaro no julgamento da trama golpista. O gesto foi visto como um aceno político e provocou indignação em ministros e na sociedade.
O petista defendeu que a magistratura deve manter distância da articulação partidária e que insinuações como a de Valdemar reforçam a necessidade de maior transparência e responsabilidade no debate público.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.