5442 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A possibilidade de votação de um projeto de anistia para os golpistas do 8 de janeiro voltou a rondar Brasília, impulsionada por aliados de Jair Bolsonaro (PL) que pressionam pela pauta já na próxima semana. O governo do presidente Lula (PT), no entanto, reafirma posição firme contra qualquer tipo de perdão aos criminosos que atentaram contra a democracia.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), declarou que o Executivo “não só é contra qualquer tipo de anistia como está trabalhando para que ela não vire realidade”. Ainda assim, dentro do Palácio do Planalto há preocupação com a possibilidade de o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ceder à pressão do Centrão e da oposição. Diante disso, o governo prepara uma estratégia para derrotar a proposta caso ela chegue ao plenário.
Líderes do bolsonarismo e do Centrão querem usar a recente condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pelo STF como combustível para tentar emplacar a anistia. A direita, porém, se divide: parte defende um perdão amplo, enquanto outra prefere apenas reduzir as penas impostas aos réus do 8 de janeiro.
Motta resiste em colocar o tema em votação imediata, receoso de atritos com o Supremo e da repercussão negativa que a medida pode gerar. Mesmo assim, parlamentares da oposição garantem que ele já prometeu pautar a proposta na próxima semana, em regime de urgência.
Nos cálculos da oposição, haveria 280 votos favoráveis à anistia — número superior aos 257 necessários. O governo, por sua vez, trabalha para reverter ao menos 24 votos, confiando que Hugo Motta não leve a proposta ao plenário de imediato.
Se o projeto for efetivamente colocado em pauta, a votação deve ocorrer entre terça (16) e quarta-feira (17), em um dos embates mais relevantes do ano entre o governo Lula e a extrema direita no Congresso.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.