1373 visitas - Fonte: Brasil 247
Cotado para o Tribunal de Contas da União, senador petebista Gim Argello, do Distrito Federal, é alvo de seis investigações no STF, suspeito de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, peculato e crime contra a lei de licitações.
Sua indicação para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Valmir Campelo cabe ao Senado e deve ser aprovada em plenário também da Câmara.
Em um dos casos, a Procuradoria-Geral da República viu indícios para que ele vire réu de ação penal, de acordo com despacho instaurado a partir de comunicados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a respeito de movimentações consideradas atípicas de Maricia Cristina Argello e Jorge Argello Jr., esposa e filho do senador.
Associações nacionais dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e do Ministério Público de Contas (AMPCON) organizaram ato para esta segunda-feira, na rampa do tribunal, contra sua indicação para o cargo. Também criaram uma página no Facebook sobre o assunto, com o tema “Ministro Ficha Limpa para o TCU”.
O senador refuta as suspeitas de irregularidades e diz que se considera “adequado” para a função. Ele aponta “erros crassos” do Coaf sobre inquérito.
Veja aqui a lista de investigações contra ele:
Inq 2724
Crimes contra o patrimônio, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção passiva
Data de autuação no STF: 28/05/2008
Inq 3059
Crimes da Lei de licitações (com parecer da PGR pelo recebimento da denúncia)
Data de autuação no STF: 07/12/2010
Inq 3570
Crimes eleitorais
Data de autuação no STF: 06/12/2012
Inq 3592
Peculato
Data de autuação no STF: 25/01/2013
Inq 3723
Corrupção ativa e peculato
Data de autuação: 01/08/2013
Inq 3746
Lavagem de dinheiro
Data de autuação no STF: 14/08/2013
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.