92 visitas - Fonte: Rede Bom Dia
Por: Diário SP Online
A campanha do tucano Aécio Neves (PSDB) usou dados falsos da pesquisa do instituto Veritá. Quem confirmou a informação foi o dono do instituto, Adriano Silvoni, que fez o levantamento e teria alertado o partido que a pesquisa não era conclusiva.
O partido explorou a vantagem de Aécio com 14 pontos sobre Dilma Rousseff (PT), em Minas Gerais. A campanha fez uso indevido dos resultados parciais que retratariam a disputa eleitoral no país, mas não do estado.
"Eles não podiam usar nesse contexto. Nós avisamos [...] Usou na garganta. Não representa Minas. Não é o real cenário do Estado", confirma o estatístico responsável pelas pesquisas do Veritá, Leonard de Assis.
De acordo com a Lei Eleitoral, com a comprovação de irregularidade de dados divulgados, os responsáveis podem ter penas de seis meses a um ano de multa e detenção.
De acordo com o Veritá, no documento que consta a tabela de percentuais, há uma nota: “Resultados apresentados nesta tabela em cada Estado não podem ser considerados como estimativa do mesmo pois a pesquisa não foi planejada com tal objetivo”.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.