887 visitas - Fonte: Yahoo Brasil
Na operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta sexta-feira (17), pedida pela CPI da Covid e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, a ideia era que o Ministério da Saúde também fosse alvo. No entanto, a requisição foi vetada pela Procuradoria-Geral da República. As informações são do portal G1.
A PF cumpre mandados de busca e apreensão na empresa Precisa Medicamentos. A CPI pediu para que a ação fosse feita, em busca de documentos que comprovem a negociação pela compra da vacina Covaxin contra a covid-19.
A ideia da CPI era que a Polícia Federal fosse também ao Ministério da Saúde, para tentar encontrar documentos no departamento de Logística. O ex-diretor da área, Roberto Dias, foi demitido após suspeitas de irregularidades na assinatura do contrato com a Precisa Medicamentos, que representava a farmacêutica indiana Bharat Biotech no Brasil.
No entanto, a PGR afirmou que buscar no Ministério da Saúde poderiam comprometer informações “sigilosas e sensíveis”, que não dizem respeito à CPI da Covid. “Se deferida a medida em tela, de forma precipitada, informações sensíveis e sigilosas, que não dizem respeito ao objeto da CPI, podem ser indevidamente capturadas, e prejudicar o interesse público da função exercida naquele ministério”, justificou a Procuradoria-Geral da República, em documento divulgado pela TV Globo.
Após o parecer da PGR, o ministro Dias Toffoli, do STF, negou o pedido de busca e apreensão no Ministério da Saúde.
Busca e apreensão na Precisa Medicamentos
Agentes buscam documentos nos endereços que abrigam escritórios da empresa, além de um local de armazenamento de distribuição de produtos.
O senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, manifestou-se sobre a ação em uma rede social. O parlamentar garante que a Comissão tentou outros meios de obter informações sem fazer uso de uma ação da PF.
"(...) a CPI tentou de todas as formas obter essas informações e não logrou êxito. Fez-se necessário, para prosseguimento das apurações, a utilização deste instrumento judicial", escreveu o parlamentar.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.