Ministro da Educação vai passar uma semana em Paris, enquanto crise do Enem abala milhões de estudantes, familiares e professores

Portal Plantão Brasil
10/11/2021 14:29

Ministro da Educação vai passar uma semana em Paris, enquanto crise do Enem abala milhões de estudantes, familiares e professores

0 0 0 0

583 visitas - Fonte: O Globo

A crise no Ministério da Educação não parece preocupar o ministro Milton Ribeiro. Apesar de dois coordenadores do instituto que realiza o Enem terem sido exonerados e de outros 35 funcionários terem pedido demissão, Ribeiro, seu secretário-executivo, Victor Godoy Vega, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, foram para Paris na segunda-feira para participar da 41ª Conferência Geral da Unesco com passagem e diárias pagas pelo governo.



Ou seja: às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em meio a uma crise no instituto que realiza o exame, a cúpula do ministério está ausente de Brasília. O ministro está na lista de oradores da conferência da Unesco nesta quarta-feira em Paris. Ele fala no início da manhã, no horário de Brasília, junto de outros ministros e chanceleres de países como Portugal, Suécia e Marrocos. A portaria que chancelou o afastamento do ministro foi assinada por Jair Bolsonaro.

O Enem será realizado de 21 a 28 do mês nas modalidades impressa e digital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que faz não só o Enem, mas uma série de provas e avaliações do ensino nacional, já está no seu quinto diretor desde o início do governo Bolsonaro.



Segundo a Associação dos Servidores do Inep, os demissionários decidiram deixar seus cargos depois de sofrer assédio moral pelo atual diretor do órgão, Danilo Dupas. A associação afirma ainda que o instituto vem sendo desmontado pelo governo Bolsonaro e que Dumas tenta se eximir de eventuais falhas na aplicação do exame.

A crise suscitou temores não só dos estudantes como também dos secretários de educação de todo o país. Na edição deste ano, 3,3 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem.



“Sabe-se que o Inep é uma instituição central na execução de duas ações imediatas, que são as avaliações do Saeb (a avaliação nacional do ensino básico) e o Enem, e o recente pedido de exoneração coletivo apenas revela as dificuldades vivenciadas pela entidade. Dessa forma, o Consed pede mais atenção do Ministério da Educação na condução das atividades do Inep”, diz a nota divulgada ontem pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação.

A Unesco é o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação, ciência e cultura, que discute na 41ª edição de sua conferência anual a preservação da educação, do meio ambiente e do patrimônio. O embaixador permanente do Brasil na Unesco, Santiago Irazabal Mourão, foi eleito presidente da conferência geral nesta terça-feira.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians