602 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo brasileiro anunciou medidas provisórias para aumentar os recursos destinados à importação de até 1 milhão de toneladas de arroz, com o objetivo de oferecer o produto a preços subsidiados no varejo, incluindo hipermercados e atacarejos. A iniciativa visa conter a alta nos preços do arroz em meio às enchentes no Rio Grande do Sul.
Inicialmente, o governo alocou cerca de 416 milhões de reais para comprar 104,03 mil toneladas de arroz importado, tentando evitar a escalada de preços do produto básico. No entanto, o leilão para essa compra foi suspenso para ajustes no programa.
Com a publicação de uma medida provisória no Diário Oficial da União, destinando cerca de 6,7 bilhões de reais adicionais, espera-se que a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgue em breve as regras do novo leilão, cujo volume inicial ainda não foi definido.
A Conab comprará o arroz importado por terceiros, que devem comprovar a importação após o leilão, garantindo a entrada de nova oferta no país. O preço do arroz no Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro, subiu quase 13% no mês, chegando a 120,95 reais por saca de 50 kg, segundo o Cepea.
Com os estoques formados, a Conab venderá o arroz diretamente para supermercados, hipermercados, atacarejos e outros estabelecimentos comerciais, garantindo preços mais baixos para os consumidores. Anteriormente, a Conab afirmou que o arroz deve chegar ao consumidor por no máximo 4 reais o quilo.
No fim de semana, o presidente Lula reforçou a intenção do governo de estimular a importação de arroz para manter a oferta interna e controlar os preços, afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Para facilitar a importação, a Camex reduziu a zero o imposto de importação de três tipos de arroz.
Representantes do setor produtivo argumentam que a importação de arroz é desnecessária, já que o Rio Grande do Sul colheu mais de 80% da safra antes das enchentes. Apesar de algumas perdas, a produtividade da safra foi boa, segundo o consultor Carlos Cogo.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.