673 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nesta terça-feira (28) uma portaria que estabelece diretrizes nacionais sobre o uso de câmeras corporais por policiais militares e agentes penais em todo o Brasil. A medida visa padronizar a utilização da tecnologia, destacando que as secretarias de segurança pública devem adotar “preferencialmente” o modo de gravação ininterrupta.
As formas de acionamento das câmeras incluem o acionamento automático, remoto e pelo próprio policial. Além disso, a portaria define 16 situações em que as câmeras devem estar ligadas, como atendimento de ocorrências, buscas pessoais, reintegrações de posse e escolta de presos. Embora os estados tenham autonomia, aqueles que seguirem as diretrizes receberão recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional.
Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, o objetivo é padronizar o uso das câmeras e garantir transparência nas operações policiais. A medida visa valorizar os profissionais de segurança e proteger os direitos dos cidadãos. Estados que se adequarem às diretrizes receberão incentivos federais, e aqueles que não seguirem as regras poderão enfrentar sanções.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.