331 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira (28/5) que a pasta realizou um cálculo preliminar para estimar os prejuízos na rede de energia elétrica do Rio Grande do Sul, afetada pelas recentes enchentes. Segundo Silveira, será necessário restaurar minas de média e baixa tensão, linhas de alta tensão, áreas de geração de energia e, principalmente, pontos de distribuição, totalizando um prejuízo de cerca de R$ 1,1 bilhão.
Atualmente, 123,8 mil pessoas estão sem energia elétrica no estado, conforme o boletim mais recente da Defesa Civil. O ministro destacou que, das 570 mil unidades consumidoras inicialmente afetadas, mais de 470 mil já tiveram o fornecimento restabelecido.
Silveira explicou que a insegurança nos pontos de distribuição de energia torna o processo de restauração mais lento. “As últimas 100 mil unidades dependem da diminuição do nível da água para que possamos acessar com segurança e restabelecer locais que sofreram danos significativos na rede de média e baixa tensão”, afirmou.
Além disso, o ministro ressaltou a necessidade de seguir padrões de segurança rigorosos para avançar na recuperação da rede elétrica. “Estamos trabalhando para restabelecer todos os pontos de distribuição de energia o mais rápido possível, mas precisamos garantir a segurança em cada etapa do processo”, completou.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.