611 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou em sua despedida que o tribunal é um exemplo de como romper a "cultura de impunidade" das redes sociais. Em discurso nesta quarta-feira, Moraes destacou a importância de combater a desinformação e as fake news, especialmente em um cenário onde algoritmos viciados promovem uma verdadeira lavagem cerebral em determinadas bolhas.
Moraes enfatizou que a Justiça Eleitoral continuará combatendo a instrumentalização das redes sociais para os eleitores poderem votar com consciência e liberdade. "Não é possível admitirmos que haja a continuidade de um número massivo de desinformação, notícias fraudulentas e deep fakes anabolizadas pela inteligência artificial sem uma regulamentação mínima", declarou o ministro.
Durante sua gestão, o TSE foi decisivo no enfrentamento às fake news nas eleições passadas e condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade até 2030. Moraes ressaltou o comparecimento maciço dos eleitores nas eleições de 2022, apesar do bombardeio de desinformação.
Moraes agora deixa a presidência do TSE, sendo substituído pela ministra Cármen Lúcia, que conduzirá a corte nas eleições municipais deste ano. Ele seguirá atuando como ministro do Supremo Tribunal Federal, onde é responsável por investigações criminais envolvendo Bolsonaro.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.