472 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Moradores do bairro Sarandi, em Porto Alegre (RS), foram agredidos pela Polícia Militar (PM) durante uma manifestação contra a demolição de suas casas. Em um vídeo divulgado pela deputada estadual Laura Sito (PT-RS), que acompanhou a situação, é possível ver agentes da PM usando spray de pimenta e bombas de gás contra os manifestantes.
A comunidade está localizada próxima a um dique que será fechado para conter as enchentes na cidade. No entanto, muitas famílias moram no local e tentam negociar com a prefeitura de Sebastião Melo (MDB) a garantia de um novo lugar para viver após a demolição de suas casas.
Mesmo assim, os moradores foram recebidos com violência pela PM. "É claro que o dique precisa ser fechado, mas a prefeitura age com violência, usando balas de borracha e gás de pimenta nas pessoas que estão apenas pedindo garantias de moradia", afirmou a deputada Laura Sito, que também preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Laura Sito também criticou a postura da sociedade, que trata como escolha a permanência das pessoas em locais de risco, quando na verdade é por necessidade. "O poder público precisa garantir condições dignas de vida para essas pessoas, mas, infelizmente, a prefeitura não consegue dialogar de forma digna", concluiu a deputada.
Além disso, a administração do prefeito Sebastião Melo não enviou ao governo federal os dados necessários dos mais de 150 mil habitantes de Porto Alegre afetados pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul. Por causa dessa falha, nenhuma família da cidade conseguiu receber os R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução no primeiro lote de pagamento, liberado na segunda-feira (27).
Ao tentarem se cadastrar, os moradores de Porto Alegre receberam a mensagem: “CPF não cadastrado pela prefeitura. A prefeitura da cidade onde você mora não cadastrou sua família. Solicite o cadastro”.
Assista ao vídeo:
Urgente! O governo Sebastião Melo acaba de ser violento com moradores do Dique do Sarandi. Dispara bala de borracha e spray de pimenta na comunidade, que querem apenas garantia de moradia para saírem de suas casas. Compartilhem! pic.twitter.com/Uk70VzIIsP
— Laura Sito (@laurasito) May 29, 2024