537 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na última sexta-feira (29), um vídeo ressurgiu na internet mostrando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fazendo uma piada preconceituosa com torcedores do Flamengo. Durante um passeio pela praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em abril, Bolsonaro perguntou a um flamenguista se ele não roubaria seu celular ao ser abordado para tirar uma foto.
“Você não vai levar meu celular não, né?”, disse Bolsonaro em tom de brincadeira. Enquanto alguns apoiadores riram, muitos torcedores do Flamengo se sentiram ofendidos pelo reforço do estereótipo negativo e racista contra a maior torcida do Brasil.
De acordo com uma pesquisa do Datafolha, 27% dos negros brasileiros torcem para o Flamengo. Essa representatividade deu origem a estereótipos racistas, como os apelidos “mulambos” e “urubus”, que apesar de adotado pelo clube, faz referência a "comedores de carniça" e associa a torcida à pobreza.
“O que deve ter de flamenguista achando isso bonito, só para lamber culhão de político, não deve estar no gibi”, criticou um torcedor do atual campeão carioca.
Veja os vídeos:
O que deve ter de flamenguista achando isso bonito, só para lamber culhão de político, não deve estar no gibi https://t.co/iWYdX2hdBg
— ?????????? ?????? (@DiogoFla81) May 29, 2024
Um pedaço de mim morre vendo essa cena. Chupem bastante o ovo dele pra amanhã vocês serem mortos pela quadrilha dele https://t.co/PqJLhrh8Tb
— Fechado com o piloto Tite (@lovepedrao) May 29, 2024