261 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ministra Gleisi Hoffmann criticou duramente a cobertura da Folha de S.Paulo sobre a proposta de redução da jornada de trabalho, após o jornal publicar manchete afirmando que "reduzir jornada para 36 horas pode encolher PIB em 6,2%". Em postagem nas redes sociais, Gleisi rebateu: "Acorda, Folha! Nós estamos propondo acabar com a escala 6x1 com redução de jornada para 40 horas semanais. Nem a folia de carnaval justifica fazer manchete aterrorizante sobre jornada de 36 horas." A ministra destacou que o mesmo estudo do Ipea citado pela reportagem "deixa claro que a economia suporta perfeitamente a mudança para 40 horas, como suportou a redução de 48 para 44 horas na Constituinte há quase 40 anos".
Gleisi comparou a reação da imprensa à proposta com posicionamentos históricos contra direitos trabalhistas: "Esse tipo de manchete faz lembrar que diziam coisa parecida sobre a criação do décimo-terceiro salário, do salário-mínimo, da jornada de 8 horas e até do fim do trabalho escravo." A mobilização pelo fim da escala 6x1 sem corte salarial avança no Congresso com apoio do governo Lula e é prioridade das centrais sindicais. A ministra voltou a defender a medida como essencial para a qualidade de vida dos trabalhadores, em especial das mulheres, e reiterou que o debate deve ser conduzido com responsabilidade, mas sem ceder a pressões de setores que sempre resistiram a conquistas sociais.
Acorda, @folha! Nós estamos propondo acabar com a escala 6 x 1 com redução de jornada para 40 horas semanais. Nem a folia de carnaval justifica fazer manchete aterrorizante sobre jornada de 36 horas. O mesmo estudo do IPEA que a reportagem menciona deixa claro que a economia…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 17, 2026