1613 visitas - Fonte: Valor Econômico
O governo do Estado de São Paulo precisa rediscutir o papel da Sabesp, afirmou o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. O ex-ministro da Saúde participou de cerimônia de entrega de habitações do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em Bauru (SP), ao lado da presidente Dilma Rousseff.
A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de 364 municípios de São Paulo. O sistema de abastecimento de água do Estado está em crise.
Em conversa com jornalistas após o evento, Padilha afirmou que a Sabesp lucrou R$ 2 bilhões em 2012 e que esses recursos poderiam ser investidos em obras para melhorar a distribuição de água nas cidades paulistas.
Padilha aproveitou para criticar a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), seu futuro adversário na eleição de outubro. “Faltou [na crise de escassez de água] ação do governo do Estado. O atual governador não enfrentou os problemas de oferta de água, sobretudo nas regiões metropolitanas”, afirmou. Padilha disse, ainda, que Alckmin já era governador quando a Sabesp assumiu diversos compromissos para garantir o abastecimento do sistema Cantareira em troca da postergação da revisão de outorga do contrato.
Segundo o pré-candidato ao governo do Estado, faltou clareza na condução da atual crise. “Os cortes estão acontecendo, como em Guarulhos, sem informação prévia. Falta sinceridade e franqueza nessa crise”, disse.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.