5559 visitas - Fonte: Brasil247
Pesquisa eleitoral patrocinada pela corretora XP, vinculada ao Banco Itaú, e realizada pelo instituto Ipesp foi divulgada na manhã desta sexta (14) e registra forte crescimento de Haddad, que já assume o segundo lugar, com 16%, atrás de Bolsonaro, que tem 23%, no questionário em que os eleitores são informados do apoio de Lula ao candidato do partido. Em uma semana, os dois, Haddad e Bolsonaro, tiveram um salto de dois pontos percentuais.
A pesquisa que é a referência do mercado financeiro é realizada por telefone, diferentemente daquelas dos grandes institutos, e tem registrado um desvio para baixo nas intenções de votos do PT, porque os 10% mais pobres do país não são alcançados pelo levantamento.

Ciro Gomes também cresceu (um ponto), assumindo o terceiro lugar com 11%, seguido de Alckmin (9%), Marina (6%), Amôedo e Álvaro Dias (4%), Meirelles (2%) e Boulos (1%).
No questionário sem a informação quanto ao apoio de Lula a Haddad, ele aparece embolado em segundo lugar. Bolsonaro tem 26%, Ciro 12%, Haddad 10%, Alckmin 9%, Marina 8%, Amôedo e Álvaro Dias empatados em 4%, Meirelles 2% e Boulos 1%.

Na projeção de segundo turno, Haddad, com 38%, já tem empate técnico dom Bolsonaro (40%). A taxa de rejeição de Bolsonaro é, na pesquisa, idêntica à de Haddad (57%), o que destoa de todas as demais pesquisas, nas quais o candidato da ultradireita tem taxa de rejeição muito superior à dos demais candidatos. A pesquisa foi feita por telefone entre 10 e 12 de setembro.
A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone, entre os dias 10 e 12 de setembro, e ouviu 2.000 entrevistados em todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados "ao vivo" por entrevistadores (com aleatoriedade na leitura dos nomes dos candidatos nas perguntas estimuladas) e submetidos a fiscalização posterior em 20% dos casos para verificação das respostas. A amostra representa a totalidade dos eleitores brasileiros com acesso à rede telefônica fixa (na residência ou trabalho) e a telefone celular, sob critérios de estratificação por sexo, idade, nível de escolaridade, renda familiar etc.
O intervalo de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima, estabelecida em 2,2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo código BR-07277/2018 e teve custo de R$ 60.000,00.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.