2440 visitas - Fonte: -
A Câmara dos Deputados vai gastar R$ 19,5 milhões em 2019 com a criação de 127 novos cargos para lideranças partidárias. Deputados aprovaram, na semana passada, um projeto com novas regras sobre a distribuição de assessores. Com base neste texto e com o contexto da legislatura que assume em 2019, o número de assessores dá um salto, bem como os gastos com pagamento de salários.
A reportagem do portal UOL destaca que "o montante e o número de cargos estão previstos no Orçamento 2019. O presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), diz que não houve aumento do orçamento da Câmara. Segundo Maia, as despesas resultantes do projeto serão compensadas com o contingenciamento."
E acrescenta: "atualmente, pela regra vigente, dependendo do tamanho da bancada, os partidos podem ter de dois a 134 cargos, entre servidores e comissionados. O novo texto, que passa a valer já para a próxima legislatura, prevê que os partidos poderão ter de 18 a 108 cargos, dependendo do número de deputados eleitos."
A matéria ainda lembra que "pela regra antiga, partidos como MDB e o PR, por exemplo, poderiam ter 77 cargos em suas lideranças; agora, poderão ter 83. As legendas elegeram, respectivamente, 34 e 33 deputados nas eleições deste ano."
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.