Manifesto pode se desdobrar em marcha pela democracia e pode chegar a 1 milhão de assinaturas

Portal Plantão Brasil
2/8/2022 16:25

Manifesto pode se desdobrar em marcha pela democracia e pode chegar a 1 milhão de assinaturas

0 0 0 0

1205 visitas - Fonte: Valor Econômico

Manifesto pela democracia que já conta com 660 mil adesões e ambiciona chegar a um milhão de assinaturas antes de seu lançamento, em 11 de agosto, pode se desdobrar numa “marcha pela democracia”. Este desdobramento, que já era considerado face ao crescimento das adesões, passou a ser uma resposta desejável às reiteradas acusações do presidente Jair Bolsonaro de que se trata de uma iniciativa elitista.


O documento, inspirado na carta lida pelo jurista Goffredo da Silva Teles, em 1977, como um brado contra a ditadura, foi idealizado por professores e alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, mas hoje conta uma adesão que vai do padre Julio Lancelotti ao co-presidente do Conselho do Itaú, Roberto Setúbal, passando pela Federação das Indústrias de São Paulo, centrais sindicais e por 11 ex-ministros do Supremo Tribunal Federal.

Depois de dizer que o documento tem a assinatura de “empresários-mamíferos”, Bolsonaro voltou a atacar a iniciativa hoje, em entrevista à rádio Gaúcha. Acrescentou dois adjetivos aos signatários: “cara de pau” e “sem caráter”. Demonstra, claramente, que pretende associar ao documento a imagem de “elitista”, a exemplo do que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, fez na semana passada ao dizer que os banqueiros haviam aderido por terem tido perdas como Pix.


“É uma reação defensiva de quem perdeu o poder de pauta e agora tenta encontrar uma narrativa para responder”, diz Floriano Azevedo Marques, professor da faculdade e um dos organizadores do manifesto. Surpreendido, como outros organizadores, pela adesão ao manifesto, o professor diz que a perspectiva de uma presença superior à capacidade dos espaços da faculdade já os havia levado a cogitar uma expansão não apenas para o largo em frente como também para o Vale do Anhangabaú, separado do prédio do evento por uma ladeira. “Esta reação do presidente acabou ajudando a divulgar o manifesto”, diz.

Os organizadores já estão em contato com as autoridades públicas para a possibilidade de o ato vir a ter desdobramentos para além do prédio da faculdade. Além de um telão no Largo de São Francisco, um outro está sendo planejado para o Anhangabaú. A ideia de um texto que enderece mais os problemas sociais do país está, por enquanto, descartada. A percepção é que que o movimento deve focar nas premissas democráticas e adiar as pautas urgentes sob o risco de respaldar as aleivosias do presidente da República sobre o teor da manifestação.


No mesmo dia em que o manifesto será lançado, em 11 de agosto, Bolsonaro participará de uma sabatina na Fiesp, quando será chamado assinar o manifesto. A reação raivosa, porém, torna improvável que venha a subscrevê-lo.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians