TCU julga hoje iregularidades de diárias da Lava Jato e Dallagnol pode se tornar inelegível

Portal Plantão Brasil
9/8/2022 10:10

TCU julga hoje iregularidades de diárias da Lava Jato e Dallagnol pode se tornar inelegível

0 0 0 0

636 visitas - Fonte: Brasil 247

O Tribunal de Contas da União (TCU) julga nesta terça-feira (9) a farra das diárias da Lava Jato: irregularidades no pagamento de diárias a procuradores da Lava Jato que teriam causado um prejuízo de R$ 2,7 milhões aos cofres públicos. Além do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos), o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot também é apontado como responsável.


A sessão está marcada para 10h30 e tem como relator o ministro Bruno Dantas.

Segundo o Ministério Público junto ao TCU, procuradores da força-tarefa poderiam ter usado opções mais econômicas de diárias e passagens. Em vez de serem transferidos para Curitiba, os procuradores recebiam ajuda financeira para trabalhar na capital, como se estivessem em uma situação transitória.


Segundo Bruno Dantas, ficaram configuradas as seguintes irregularidades: 1) falta de fundamentação adequada para a escolha desse modelo, visto que alternativas igualmente válidas não foram devidamente consideradas; 2) violação ao princípio da economicidade, porquanto o modelo escolhido mostrou-se mais dispendioso aos cofres públicos; 3) ofensas ao princípio da impessoalidade, tanto na opção pelo modelo mais benéfico e rentável aos participantes quanto na falta de critérios técnicos que justificassem a escolha de quais procuradores integrariam a operação.

Em mensagem publicada no Twitter, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) lembrou que, se condenado, Dallagnol pode ficar inelegível.







Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians