831 visitas - Fonte: DCM
O presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou nesta quarta-feira (5) os nordestinos ao chamá-los de analfabetos por votarem no ex-presidente e candidato Lula (PT) no primeiro turno das eleições. Ele disse ainda que gestões petistas do passado são responsáveis pelo baixo índice de desenvolvimento nos estados.
“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região”, afirmou.
Para ampliar as chances de vencer as eleições, Bolsonaro precisa encurtar a distância que o separa de Lula no Nordeste. O atual presidente, no entanto, acumula ataques preconceituosos contra o povo nordestino ao longo de seu mandato. Relembre aqui os principais:
“Governadores de paraíba”
O primeiro episódio de preconceito ocorreu em julho de 2019, quando Bolsonaro atacou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o governador João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba. Durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente, sem perceber que o áudio de seu microfone estava ligado, disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”.
Notem o comportamento xenofóbico de Bolsonaro: usa “de Paraíba” ao citar governadores do Nordeste. No RJ e em alguns estados do Brasil o termo “Paraíba” é usado de forma pejorativa para pessoas originárias do Nordeste, não importando o estado de origem pic.twitter.com/HHhA7ihyKf
— George Marques ????? (@GeorgMarques) July 19, 2019
Bolsonaro foi a Londrina-PR destilar preconceito contra os nordestinos, numa evidente referência a Lula que saiu do interior de Pernambuco. É um cafajeste! pic.twitter.com/bSxLB78Zvs
— Andrade (@AndradeRNegro2) September 17, 2022