2993 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), procurou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar justificar sua fala minimizando os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Após afirmar que os ataques às sedes dos Três Poderes “não foram uma tentativa de golpe” e criticar as punições aplicadas pelo STF, Motta tentou conter o desgaste com a Corte. Segundo aliados, ele fez as ligações para "não deixar o ruído crescer".
Durante as conversas, Motta argumentou que os condenados vêm sendo retratados como vítimas, o que poderia alimentar narrativas da extrema-direita. Tentando amenizar sua declaração, ele disse que defendia penas mais duras para quem depredou prédios públicos, mas que outros participantes do ato deveriam receber punições mais brandas. No entanto, os ministros do STF refutaram essa tese e afirmaram que todos os condenados participaram diretamente da destruição.
A tentativa de apaziguar o embate acontece após forte repercussão negativa de sua entrevista. A declaração foi criticada pelo PT e por setores progressistas, que alertaram para a perigosa relativização do ataque à democracia. Motta também vem sendo pressionado por parlamentares bolsonaristas, que cobram avanços na tramitação de um projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas.
Apesar da polêmica, ministros do STF avaliaram positivamente o gesto de Motta ao procurá-los, mas reiteraram que as condenações foram baseadas em provas concretas e que a tentativa de golpe não pode ser apagada da história. A postura do presidente da Câmara será acompanhada de perto nos próximos meses, especialmente em relação a pautas ligadas à responsabilização dos extremistas que atentaram contra a democracia.
Nos bastidores, aliados de Lula enxergam a movimentação de Motta como um sinal de que ele tentará se equilibrar entre acenos à extrema-direita e a necessidade de diálogo com o Judiciário e o governo. Enquanto isso, cresce a pressão para que ele abandone qualquer tentativa de facilitar a anistia dos golpistas.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.