2465 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em nota contundente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudiou a decisão "arbitrária e sem fundamento" do governo dos EUA de revogar vistos de ministros do STF e seus familiares. A medida, anunciada pelo secretário de Estado Marco Rubio, visa punir o ministro Alexandre de Moraes por investigar Jair Bolsonaro no inquérito do golpe de 2023. Lula foi incisivo: "Nenhuma intimidação comprometerá nossa defesa da democracia. Isso é ataque à soberania brasileira!".
A escalada autoritária de Donald Trump incluiu ainda o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros – retaliação direta às medidas cautelares do STF contra Bolsonaro, como tornozeleira eletrônica e proibição de contatos internacionais. Rubio justificou as sanções chamando as investigações de "caça às bruxas", ignorando que o ex-presidente é réu por crimes como formação de quadrilha armada e tentativa de golpe, com penas que somam mais de 30 anos de prisão.
O contexto revela o desespero: as sanções ocorrem após a PF comprovar que Bolsonaro articulava fuga com ajuda de Trump, escondendo US$ 14 mil e documentos sigilosos em um pen drive no banheiro. Para Gleisi Hoffmann, a postura norte-americana "confirma o conluio criminoso entre Bolsonaro e a extrema-direita americana".
O Itamaraty já prepara contramedidas, incluindo retaliações comerciais via BRICS e denúncias em fóruns internacionais. "Trump quer silenciar o STF porque teme que Eduardo Bolsonaro seja o próximo preso", afirmou Lindbergh Farias, reforçando que 73% dos brasileiros apoiam as ações da Corte segundo Datafolha.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.