2344 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quinta-feira (24) uma nova rodada de interrogatórios no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado articulada por aliados de Jair Bolsonaro. Os depoimentos, realizados por videoconferência, envolvem réus dos núcleos 2 e 4 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), sob acompanhamento do ministro Alexandre de Moraes.
O núcleo 2 é acusado de organizar ações para manter Bolsonaro no poder ilegitimamente após as eleições de 2022. Entre os réus estão o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques – apontado como responsável por operações que dificultaram o acesso de eleitores do Nordeste às urnas –, além de Fernando Oliveira (ex-Segurança do DF), Filipe Martins (ex-assessor da Presidência), o coronel Marcelo Câmara, a delegada Marília Alencar e o general Mário Fernandes ("Kid Preto"). Eles são investigados pela elaboração da "minuta do golpe", monitoramento ilegal de Moraes e uso da PRF com fins antidemocráticos.
Já o núcleo 4 responde pela disseminação em massa de fake news e ataques às instituições. O grupo, composto por militares da reserva e agentes públicos, inclui nomes como os majores Ailton Barros e Ângelo Denicoli, o engenheiro Carlos Moretzsohn, o tenente-coronel Guilherme Almeida e o coronel Reginaldo Abreu, além do agente da PF Marcelo Bormevet.
Todos os réus dos dois núcleos respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático, participação em organização criminosa e dano qualificado. Os interrogatórios representam um avanço nas investigações sobre os atos golpistas que culminaram nos ataques de 8 de janeiro, buscando esclarecer o papel de militares e ex-agentes do governo na tentativa de ruptura democrática.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.