Rodrigo Maia defende Glenn Greenwald, diz que ele não cometeu crime e ataca MPF

Portal Plantão Brasil
21/1/2020 17:44

Rodrigo Maia defende Glenn Greenwald, diz que ele não cometeu crime e ataca MPF

0 0 0 0

982 visitas - Fonte: Extra

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na tarde desta terça-feira que a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Glenn Greenwald é "uma ameaça à liberdade de imprensa". O jornalista foi acusado de colaborar com ações criminosas relacionadas à invasão do aplicativo Telegram de autoridades públicas. No mesmo sentido de Maia, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota em que classifica a ação do MPF como uma "violação à liberdade de expressão".







"A denúncia contra o jornalista @ggreenwald é uma ameaça à liberdade de imprensa. Jornalismo não é crime. Sem jornalismo livre não há democracia", escreveu o presidente da Câmara.



O MPF apresentou denúncia contra sete pessoas, incluindo o jornalista. O caso é investigado na Operação Spoofing. Para o procurador Wellington Divino Marques de Oliveira, da Procuradoria da República no Distrito Federal, Greenwald foi "partícipe" nos crimes de invasão de dispositivos informáticos e monitoramento ilegal de comunicações de dados, além de ter cometido o crime de associação criminosa.







Os diálogos utilizados pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) mostram que o jornalistanão respondeu ao hacker Luiz Henrique Molição quando este o questionou se deveria invadir o aplicativo Telegram de outras autoridades e sugeriu que ele apagasse as mensagens obtidas por meio da invasão para que a identidade de sua fonte não fosse descoberta.



Abraji vê ’abuso de função’ do MPF

A Abraji, em nota divulgada na tarde desta terça-feira, afirmou que os diálogos apresentados pelo MPF não confirmam as acusações do promotor Wellington Divino Marques de Oliveira. O texto inclui um apelo para que a Justiça Federal rejeite a denúncia, "em respeito não apenas à Constituição, mas à lógica".



A associação acredita que, nas mensagens, "Greenwald não sugere, orienta ou ordena a destruição do material" e "apenas diz que já armazenou as mensagens em local seguro, que não vê necessidade de o grupo manter os arquivos e manifesta preocupação em proteger a identidade do grupo como fonte das reportagens".



A Abraji afirmou ainda que a denúncia foi "baseada em uma interpretação distorcida" dos diálogos e que ela tem "como único propósito constranger o profissional". A nota indica que um dos sinais da tentativa de constranger Greenwald é a repetição da referência entre aspas à profissão dele no documento ("jornalista"), "como se coubesse a um membro do MPF definir quem é ou não jornalista".







O texto termina com a afirmação de que, na opinião da associação, "é um absurdo que o Ministério Público Federal abuse de suas funções para perseguir um jornalista e, assim, violar o direito dos brasileiros de viver em um país com imprensa livre e capaz de expor desvios de agentes públicos".



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também divulgou uma nota. A entidade afirmou que acompanha a denúncia contra Greenwald com "grande preocupação", já que o fato descrito na acusação não pode ser considerado crime. Para a OAB, o caso é um risco à liberdade de imprensa.



"A participação em qualquer delito exige instigação ou colaboração efetiva para sua prática, e nenhuma das mensagens do jornalista incluídas no expediente do MPF indica qualquer desses comportamentos. A denúncia, portanto, criminaliza a mera divulgação de informações, o que significa claro risco para a liberdade de imprensa."



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians