490 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) avança nas ações movidas contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que podem levar à cassação de seu mandato. O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, membro do TRE-PR, determinou que os processos sejam incluídos para julgamento na primeira data disponível, embora a data exata ainda não esteja definida.
As ações, movidas pelo PT e pelo PL, acusam Moro de abuso de poder econômico durante o período de pré-campanha, quando ele cogitava concorrer à Presidência pelo Podemos. Moro, que se filiou ao Podemos em 2021, migrou para a União Brasil em 2022, lançando-se candidato ao Senado Federal.
Ambos os processos, tramitando conjuntamente devido à similaridade dos elementos, argumentam que os gastos de pré-campanha de Moro para a corrida presidencial foram "desproporcionais", prejudicando as chances dos demais candidatos ao Senado no Paraná. PT e PL buscam a cassação do mandato de Moro e sua inelegibilidade por oito anos.
Moro prestou depoimento no TRE-PR em dezembro do ano passado, negando o abuso nos gastos da pré-campanha. Seu depoimento durou aproximadamente uma hora.
O contexto processual no TRE-PR está passando por mudanças, com a troca de presidência do tribunal e a formação de uma nova lista tríplice para julgar o caso, a ser definida pelo TSE. Essas alterações podem influenciar a tramitação das ações contra o ex-juiz da Lava Jato.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.