703 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A defesa de Alexandre Correa, ex-marido da celebridade Ana Hickmann, apresentou uma representação à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, questionando a conformidade da Lei Maria da Penha com as normas internacionais. A ação, considerada surpreendente, alega que a lei viola a “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e o princípio de igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres.
De acordo com informações da colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, a defesa argumenta que a Lei Maria da Penha, criada para proteger mulheres de violência doméstica, contraria a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o artigo 5º da Constituição Federal. A representação alega que a lei concede às mulheres direitos excessivos, distorcendo o equilíbrio de igualdade entre gêneros.
O Brasil, membro do sistema interamericano, está sujeito às decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A representação de Correa busca um controle de convencionalidade para revogar ou declarar a ilegalidade e inconstitucionalidade da Lei Maria da Penha, além de pedir a suspensão liminar de todos os processos judiciais baseados nessa lei.
A ação de Correa questiona o papel fundamental da Lei Maria da Penha na proteção de mulheres contra a violência doméstica. Desde sua promulgação em 2006, a lei se tornou um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil, com mais de 391 mil pedidos de medidas protetivas registrados em 2021, segundo o Conselho Nacional de Justiça.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.