698 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado federal André Fernandes (PL-CE) foi notificado pela Polícia Federal para depor sobre uma investigação que apura a possível inserção de informações falsas nos sistemas da Justiça Eleitoral. Conforme relatado pelo jornal O Povo, a intimação foi entregue no gabinete do parlamentar e o depoimento está marcado para acontecer entre 19 e 23 de fevereiro.
O inquérito investiga uma mudança na autodeclaração de cor/raça de Fernandes nas candidaturas eleitorais de 2018 e 2022. Em 2018, ele se declarou como "pardo" e, em 2022, alterou para "branco". A Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará solicitou a abertura do inquérito, baseando-se nas diretrizes mais rigorosas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre mudanças na autodeclaração racial.
Curiosamente, alterações desse tipo comumente ocorrem no sentido inverso, com políticos mudando sua autodeclaração de "branco" para "preto" ou "pardo". André Fernandes, por sua vez, defendeu-se das acusações, afirmando não ter cometido irregularidades e questionando as motivações da investigação. Ele sugeriu que sua postura política poderia estar influenciando as ações contra ele.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.